Bolo de Cenoura e Laranja com cobertura de Chocolate
O verão passado comecei a seguir uma série que apresentava constantemente um bolinho cor de laranja com cobertura de chocolate por cima e um aspeto super deliiicioso. Então, guiado pela gulosice, - nada de estranho em mim - o meu cérebro começou a pensar qual seria o ingrediente principal daquele maravilhoso e viscoso bolo constantemente em cima da bancada daquela cozinha. Pois bem, rapidamente cheguei a uma conclusão: há muita gente que gosta da mistura laranja-chocolate, mas a mim não me agrada e são sabores muito diferentes... e se o bolo fosse de cenoura? E era mesmo. Um delicioso bolo de cenoura e chocolate.
Como adoro experimentar estas receitas pesquisei a que me pareceu mais adequada e depois pus uns pormenores meus. A verdade, é que é dos melhores bolos que já comi até hoje e super fácil de fazer.
Ingredientes:
4 cenouras médias canela q.b. e pau de canela
250g de farinha (ou 3 chávenas)
170g de açúcar (ou 2 chávenas)
sumo de 1 laranja
2 c. de fermento (também pode usar farinha com fermento)
3 ovos
100 ml de óleo de girassol
1c. de sopa bem cheia de manteiga Chocolate (negro ou de culinária)
1 c. de sopa de leite
Modo de preparação:
1. Cozer as cenouras com um pau de canela (ou duas colheres de chá de canela), até estarem pronta para puré e triturar (usei um varinha mágica para ficar mais uniforme).
2. Separar o ovos, bater as claras e juntas as gemas com o açúcar e a farinha. Juntas o puré com o óleo e mexer tudo (com as claras), até ficar sem grumos.
3. Juntar o fermento, alguma canela a gosto e o sumo da laranja e bater até ficar uniforme (usei a varinha mágica para desfazer possíveis grumos).
4. Untar a forma com farinha e manteiga e levar ao forno pré aquecido a 180º, em altura média e com ambas as resistências durante 40 minutos - a primeira vez que fiz usei uma patusca e tapei a superfície do bolo para que não queimasse.
Cobertura: Derrete-se a manteiga e acrescenta-se o chocolate partido aos bocadinhos pequenos. Mexer e adicionar o leite. Continua-se a mexer até obter a consistência desejada. Aplicar por cima do bolo quando se tirar da forma. E decorar a gosto (já utilizei fizális e na imagem está decorado com nozes e raspas de chocolate de leite).
Por muito bem que cheire, este bolo sabe melhor quando já está frio, portanto o melhor mesmo é aguentarmos a gulosice e deliciarmo-nos algum tempo depois. Bom apetite!